Conselho de Cultura


/// Organograma Legal e Funcional do Sistema Municipal de Cultura de Mairiporã 2016/2026.
































Conheça o SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA de Mairiporã e seus mecanismos legais.

/// Lei que institui o CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS
http://migre.me/vhyDo

/// Lei que institui o FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA
http://migre.me/vhyHo


/// Lei que institui o SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA DE MAIRIPORÃ
http://migre.me/vhyJP

/// Lei que institui o PLANO MUNICIPAL DE CULTURA DE MAIRIPORÃ 2016/2026 - Plano Diretor Decenal
http://migre.me/vhyO4



________________________________________________________________________________


/// Documentos do CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS de Mairiporã.

  • ATA Oficial - 4º Fórum - 29 de janeiro de 2015
  • Criação do Conselho Municipal de Cultura de Mairiporã



Listas de Presença - 4º Fórum - 29 de janeiro de 2015



_______________________________________________
  • ATA Oficial - 3º Fórum - 11 de dezembro de 2014
  • Criação do Conselho Municipal de Cultura de Mairiporã





Listas de Presença - 3º Fórum - 11 de dezembro de 2014


_________________________________________________

  • ATA Oficial - 2º Fórum - 27 de novembro de 2014
  • Criação do Conselho Municipal de Cultura de Mairiporã




Listas de Presença - 2º Fórum - 27 de novembro de 2014




_________________________________________________________________________

  • ATA Oficial - Encontro Extraordinário de CRIAÇÃO DO GRUPO DE TRABALHO - 15/11/2014
  • Criação do Conselho Municipal de Cultura de Mairiporã



Listas de Presença - Encontro Extraordinário - 15 de novembro de 2014




----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  • ATA Oficial - 1º Fórum - 23 de outubro de 2014
  • Criação do Conselho Municipal de Cultura de Mairiporã




Listas de Presença - 1º Fórum - 23 de outubro de 2014





¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA - 2013

RESULTADO DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA - MAIRIPORÃ 2013



Eixo 1 – Implementação do Sistema Nacional de Cultura

Propostas:

1º Sub Eixo
1)      Os conselhos municipais de políticas culturais, devem ser formados por maioria composta pela sociedade civil, representada por membros comprovadamente ligados a movimentos culturais e expressões artísticas.
2)      Obrigatoriedade de integração de todos os municípios e estados brasileiros ao Sistema Nacional de Cultura (SNC).
2º Sub Eixo
1)      Em âmbito municipal, a implantação de micro pontos de cultura em regiões distintas de um mesmo município, que serão responsáveis por proporcionar acesso, difusão, fomento e capacitação local de agentes culturais, artistas e sociedade, visando aumentar o acesso a cultura, gerar estímulo ao aprendizado e criação artística, e de forma geral, fortalecer democraticamente a cultura do município.
2)      Criação de polos regionais de cultura, unindo diretamente municípios próximos, em rede, facilitando a integração, troca de tecnologias e o intercâmbio artístico.
3)      Em âmbito regional, é fundamental a formação de uma “Comissão Local” composta por gestores culturais capacitados, visando difundir informações sobre o Sistema Nacional de Cultura a entes federados, gestores, representantes de expressões culturais de municípios ainda não integrados ao SNC, pertencentes a um polo regional previamente definido.
4)      Tornar obrigatório que as secretarias municipais de cultura sejam compostas por gestores qualificados e de comprovada atuação nas áreas cultural e artística.
3º Sub Eixo
1)      Definir como obrigatório, aos municípios integrados ao SNC, o desenvolvimento de plataformas, que utilizem os mesmos parâmetros do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais, o SNIIC, visando abastecer com informações um banco de dados municipal que terá interface direta com o SNIIC e disponibilizará todas as informações ligadas a projetos culturais, proporcionando transparência e registro histórico.
4º Sub Eixo
2)      Criar obrigatoriedade aos entes federados integrados ao SNC, de vinculação e destinação de um percentual de 2% da receita anual de IPTU ao fundo municipal de cultura, proporcionando desta forma, maior igualdade na distribuição dos recursos de fomento à cultura.

-------------------------------------------------
EIXO 2 – Produção Simbólica e Diversidade Cultural
Propostas:
Sub Eixo 1
1)      Criar Lei no âmbito municipal que destine 2% do IPTU para financiamento de projetos culturais, única e exclusivamente de artistas locais, por meio de editais e propostas avaliadas pelo Conselho Municipal de Cultura.
2)      Mapear e criar um banco de dados de empresas privadas, disponível em site público, mostrando o potencial de apoio e patrocínios dentro de sua faixa de tributação.
3)      Criar mecanismos de Certificação de Crédito de Cultura, a ser concedido pelo Conselho Municipal de Política Cultural, que pode ser adquirido por contribuintes inadimplentes, inscritos na dívida ativa municipal. (Proposta válida para o município, estado e união)
Sub Eixo 2
1)      Criar um banco de dados público, disponível em site governamental, aberto ao cadastramento de todos os artistas e promotores culturais, para constituição de redes de contatos e de troca de experiências, e encontros para o desenvolvimento de projetos.
2)      Criar mecanismos legais para que o Conselho Municipal de Cultura possa identificar e encaminhar para o IFAM os mestres de ofícios. Além disso, criar condições e garantir recursos para que esses mestres de ofício possam compartilhar seus conhecimentos com a comunidade.
3)      Criação, organização e sistematização da Casa de Cultura, como espaço de troca e aquisição de aprendizado, bem como execução, exposição, comercialização da produção artístico-cultural, tais como: artesanato, esculturas, pinturas, adereços, cenografia, etc.
4)      Garantia por parte do Estado da eficácia da Lei 11769/2008, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica.
Sub Eixo 3
1)      Criação por parte das Secretarias de Educação, de programas para o ensino de novas tecnologias eletrônicas e digitais (rádio, TV, som, fotografia, audiovisual) nas unidades escolares.
2)      Os vários órgãos governamentais se obrigam a criar programas de memória digital que visem a reunião, o arquivamento e a disponibilização de todos os acervos histórico e cultural.
3)      As prefeituras ficam obrigadas a manterem sistemas de Internet gratuita nas praças, bibliotecas e centros culturais, com uma conexão banda larga de no mínimo 10 GB dedicados.
4)      Garantia, por parte da Prefeitura, que Órgãos Públicos de comunidades mais distantes, recebam acesso e pleno funcionamento das torres de transmissão de sinais de Internet.
Sub Eixo 4:
1)      Em âmbito municipal: Imediata instituição da Comissão Municipal de Preservação de Patrimônio e aprovação da legislação pertinente ao assunto.
2)      Instituir por meio do Conselho Municipal de Cultura, reconhecimento através de prêmio anual ou título, por incentivos culturais empregados ao Município.
3)      Identificar, catalogar e criar mecanismos de incentivo e de visibilidade às Expressões Culturais e Tradicionais não hegemônicas: São Gonçalo, Maracatu, Congada, Capoeira, etc.

-----------------------------------------------
EIXO 3
Propostas

Sub-Tema 1

Proposta Nacional:

         Estabelecer a obrigatoriedade dos estados se integrarem ao SNC, em um prazo máximo de 180 dias, a partir da aprovação da III Conferencia Nacional da Cultura, com o objetivo de efetivar os trabalhos dos municípios integrados ao SNC, bem como incentivar a integração de novos municípios.

Proposta Estadual:

         Criação de Diretoria Regional Especializada em Cultura, dentro de todos os estados da União, de modo que tal Diretoria tenha por atribuição a regulamentação regional de trabalhos culturais, bem como a divulgação e comunicação entre municípios, atribuindo aos estados ainda a obrigatoriedade de mapeamento de seus respectivos territórios em regiões de interesse cultural comum.

Proposta Municipal:

         Criação de Centro Cultural com o objetivo de estimular e qualificar a classe artística local; acolher, incentivar e capacitar a sociedade de modo que propicie a criação, formação e exibição de diversas expressões artísticas culturais gratuitas quando promovidos pelo poder público local, e com fins diversos quando projetadas pela sociedade e devidamente aprovada pelo Conselho Municipal de Cultura em parceria com a Secretaria respectiva, garantindo ainda a descentralização da propagação cultural, onde através da efetivação de tal centro, se elaborem trabalhos de caráter itinerante.

         Criação de uma Unidade Móvel de Cultura que propicie a itinerância de diversas expressões culturais artísticas simultâneas a serem realizadas em todas as regiões do Município.

Sub-Tema 2

Proposta Nacional:

         Os Municípios brasileiros deverão garantir a gratuidade do transporte público municipal aos finais de semana, promovendo assim a mobilidade e acessibilidade da população às produções artísticas e culturais existentes.

Proposta Estadual:

         Elaboração e efetivação de Plano de Monitoramento de todo o equipamento cultural já existente ou a ser construído, com o objetivo de garantir o acesso de cidadãos com deficiência e mobilidade reduzida. Garantindo ainda a participação desses cidadãos como agentes culturais vivos.

Proposta Municipal:
        
         Criação da Casa do Artesão, integrada o Programa do Artesanato Brasileiro do Ministério do Desenvolvimento Social, para exposição, troca e comercialização de produtos artesanais locais.


         Criação do Portal de Cultura Municipal em rede de mídia digital com Web Rádio, Web TV e Web Jornal  que tragam informações sobre os acontecimentos culturais locais. Prevendo ainda a criação de um Cadastro Municipal da Classe Artística e Cultural, propiciando a criação de um banco de dados com mapeamento local, a ser usado como critério de solicitação de serviço em seus mais diversos âmbitos.


Sub-Eixo 3

Proposta Nacional

         Criação de um portal com informações simplificadas e norteadoras sobre editais abertos, com escopos de projetos culturais, tendo o objetivo de transparecer o processo de contratação de serviços de cultura por parte do poder público, possibilitando assim a participação de todos os setores sociais. Sendo obrigatório ainda uma devolutiva esclarecedora relacionada a recusa de participantes de tais processos de contratação.


Proposta Estadual:

         Garantir a implantação e o monitoramento da Diretoria Regional Especializada em Cultura, dentro de todos os estados da União, de modo que tal Diretoria tenha por atribuição a regulamentação regional de trabalhos culturais, bem como a divulgação e comunicação entre municípios, atribuindo aos estados ainda a obrigatoriedade de mapeamento de seus respectivos territórios em regiões de interesse cultural comum.

Proposta Municipal
        
         Regulamentação da lei que cria a Semana do Artista Mairiporanense.

         Destinar obrigatoriamente vinte por cento dos recursos financeiros encaminhado para a Secretaria Municipal de Cultura pelo poder público municipal para o Fundo Municipal de Cultura, garantindo assim o incentivo às iniciativas Culturais Locais.

Sub-Eixo 4:

Proposta Municipal:

         Criação de Museu Municipal, garantindo ainda a itinerancia através de documentários com temática referente aos acervos documentados zelando pela memória material e imaterial do município.



Proposta Estadual:
        

         Resgatar e divulgar matérias de posse do estado referentes aos patrimônios históricos municipais, com ênfase para o paisagístico e arquitetônico, bem como as demais ramificações culturais.

Proposta Nacional:


---------------------------------------------------------------------------

PROPOSTAS DO EIXO 4 – CULTURA E DESENVOLVIMENTO
SUB-EIXO 1:
1 -1 . Institucionalizar  a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica como território criativo e cultural Brasileiro, e no Estado de São Paulo priorizar A RESERVA DA BIOSFERA  do Cinturão Verde da cidade de São Paulo como projeto piloto de desenvolvimento sustentável.
1-2 . Priorizar a Defesa dos Mananciais de abastecimento considerando a importância Cultural do elemento ÁGUA para a Humanidade e, no estado de São Paulo implantar a legislação de proteção aos mananciais com destaque ao Projeto de Lei 272, Manancial Juquery Cantareira.
1 -3. Priorizar em caráter emergencial  mecanismos de âmbito municipal de preservação e desenvolvimento sustentável de patrimônios naturais e culturais. Notadamente Mairiporã os apontados no Plano de Desenvolvimento de Turismo – PDTur e plano diretor com suas atualizações, elenca entre outros os seguintes locais: -Serra dos Freitas/Pico do Olho D´Agua; Estrada Parque da Roseira, Sistema Cantareira de Abastecimento de Água/ Sete Quedas e Represa Paiva Castro; Pedreira DIB; Colégio das Freiras/Magalhães; Museu Ferroviário Thomaz Cruz; Casarão dos Fagundes; Antiga Cadeia; fabrica de Alumínio; Multifilmes; Cine Teatro Maria Luiza, entre outros.
SUB-EIXO 2:
2 -1 . Instituir o Sistema Nacional, articulado estadual e municipalmente, de informações sobre Economia Criativa.
2 -2. A promoção de cursos de capacitação técnica em espetáculos e eventos para atender a demanda da cadeia produtiva local como fator de mudança de perspectiva para os jovens, criando núcleos para desenvolvimento de palestras, seminários, eventos e convenções para atender a economia criativa.
SUB-EIXO 3:
3 -1. Instituir a instalação de Escritório de Apoio aos empreendimentos criativos no estado de São Paulo com expansão aos municípios como forma de oferecer apoio técnico as iniciativas de associativismo e cooperativismo e fomento de incubadoras de empreendimentos culturais em parceria com poderes públicos, organizações sociais, instituições de ensino, agencias internacionais, entre outros.
3 -2. Incentivar a criação de Câmaras Técnicas com a participação da sociedade civil de economia criativa e cultura nos consórcios intermunicipais e organizações regionais a exemplo do CIMBAJU e Entre Serras e Águas.
SUB-EIXO 4:
4 – 1. Incentivo a criação de Comissões Permanentes de Cultura no Poder Legislativo, no âmbito municipal, estadual e federal.
4 – 2. Promoção do resgate do patrimônio histórico e cultural para o retorno aos locais de origem, principalmente o mobiliário da Fazenda  Família Fagundes que esta no Pátio do Colégio da cidade de São Paulo, entre outros acervos originários de município.